quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Amores itamaratecos
O vermelho perfeito
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Sobre as remoções ao exterior
quinta-feira, 20 de agosto de 2009
Lógica
John Lennon disse que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo.
Logo, John Lennon desafiou Deus.
Mark David Chapman assassinou John Lennon.
Portanto, Mark David Chapman é um enviado de Deus.
----
Só estou seguindo a lógica dos calégas evangélicos que estavam discutindo um e-mail sobre pessoas que desafiaram Deus e foram punidas. Também falavam do Titanic (um mané disse que nem Deus afundava aquele navio)... e eu fico pensando: só pra ferrar o mané, Deus matou aquele monte de gente??? Santa boquinha!
.
MEDO!!!!
.
Querido diário, sou um espírito sem luz...
quarta-feira, 19 de agosto de 2009
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Vergonha alheia!
.
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Mais um dia...
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Exupenhauer
Schopenhauer era um desses infelizes. Célebre pelo seu pessimismo, é um dos favoritos da turminha mamãe-sou-depressivo e sua leitura é mais fácil do que um Kant, por exemplo. Por isso faz um sucesso danado e todo mundo mente, ou melhor, diz que já o leu, mesmo que escrevam Shopenhauer (ai, não resisti!). Pra começar, quem pode ser feliz com uma cara dessas?
Schops nasceu em Dantzig em 1788, um ano antes da Revolução Francesa. Ou seja, quando ele era jovem Napoleão já tinha devastado a Europa e esta estava no maior caos da História desde a Peste. Ou seja, querendo ou não o mundo de Schops era uma merda.
Quando o pai morreu, a mãe dele resolveu virar piriguete. Ela era uma escritora famosa, e disputava com o filho em inteligência. Dizia mesmo que ele era insuportável e incômodo, e chegou a empurrá-lo escada abaixo. Então ele lançou a primeira praga que pegou: disse que ela só seria conhecida pela posteridade através dele. Alguém aí pode citar uma obra da senhora Schopenhauer? Tenham medo, crianças!
Num mundo de merda e odiado pela mãe, o jovem Schops tornou-se cada vez mais neurótico. Trancava os cachimbos, não se barbeava com um barbeiro nem a pau e dormia ao lado de pistolas carregadas. Depois vocês perguntam por quê ele não se casou?
Então ele escreveu "O mundo como Vontade e Representação", sua obra prima. Como não tinha amigo para lhe dar opiniões, ele achou que tinha resolvido todos os problemas da filosofia e pensou até em mandar gravar num anel a esfinge lançando-se no abismo (cof-cof-cof, néam, Schopinho). Mas ninguém deu a mínima pro livro dele. Ele desculpou-se dessa maneira:
"Trabalhos como este são como um espelho: se um burro olhar para ele, não se pode esperar que veja um anjo" e "quando uma cabeça e um livro se chocam, e um deles produz um som como se estivesse oco, é sempre o livro?"
Abusadinho, não?
Mas como a Europa toda estava no fundo do poço, alguns acharam a filosofia do nosso amigo interessante. E finalmente ele teve alguma fama. Recortava tudo o que saia nos jornais sobre ele. O pobrezinho só queria a atenção que não recebera da mãe, Freud entende.
Em 1860 foi tomar o seu café da manhã sozinho. E como ninguém devia chegar perto dele, só perceberam que havia morrido depois de 1 hora.
***
Enfim... Schopenhauer não devia ter sido filósofo. Devia ter escrito um tratado sobre o poder da mente. Ou confessar logo de uma vez que era macumbeiro.
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Enquete
É melhor ir treinando desde já, e por isso preciso da ajuda de vocês, irmãozinhos. Votem!
.
.
Eu tenho uma missão!
Ontem quis enrolar o trabalho e fui tomar um café. Alguns faxineiros vem aqui na minha sala tomar café todos os dias, e ontem não foi diferente. Mas havia uma que eu não conhecia, talvez fosse de outro andar. Então essa me pergunta, séria:
- Você é evangélica?
Respondi que não. E fiquei apreensiva com o que viria logo depois. Ela continuou, mais séria ainda e apontando o dedo pra mim:
- Pois Deus mandou eu te dizer que Ele tem grandes planos pra você. Ele vai te colocar num lugar pra engrandecer o nome dEle e não vai te tirar de lá. E vai ser no ministério do louvor.
Olha, não foi nem cara de paisagem que fiz... foi cara de bunda, mesmo. O quê se responde numa situação dessas?? Eu murmurei um:
- Ah... tá bom. Deixa eu voltar pro trabalho...
Mas antes ela perguntou meu nome... e o pior é que tenho o mesmo nome de uma cantora evangélica chata pra burro. Murchei. Queria que o chão me engolisse. Porque eu não discuto religião com ninguém, mesmo que tenha argumentos. Eu é que não vou destruir o mundo de ninguém. Saí de fininho.
Essa não é a primeira vez que evangélico pega no meu pé. Há alguns anos passei o Natal na casa de conhecidos. Mas esses conhecidos tinham uma parente com eles... que já estava bêbada antes da ceia. Afinal, o marido a tinha trocado por uma moça mais nova e ela estava se recuperando ainda. O problema é que ela cismou comigo e me contou a história mil vezes. E eu sou educada até demais... ouço e não tenho coragem de dar desculpa e sumir. Se eu ganhasse um real por cada vez que ouvi um "então eu disse pra vagaba: rebolou pro meu marido, vai ter que rebolar pra mim tambéeeeeem!" (detalhe: tudo isso contado com sotaque carioca de baile funk) (detalhe 2: ela disse isso antes de dar um cacete na mulher que roubou o marido dela).
Até aí tudo bem... é mais um bêbado que cisma comigo (por quê bêbado gosta de importunar quem não bebe? Eles olham pra mim e já vem cambaleando pro meu lado... pareço ímã de bêbado). Mas quando chegou a hora da ceia ela interrompeu e disse que era evangélica (!!) e faria uma oração (!!!). Vocês sabem o que é um evangélico bêbado rezando por dez minutos, meus irmãozinhos em Cristo? Eu sei. Ela levantou as mãozinhas pra cima e começou:
- Senhor! Abençoe esta família, Senhor! Senhor! Tu sabes os problemas que eles enfrentam, Senhor! Derrame as tuas bênçãos sobre eles, protege os passos deles, Senhor! Senhor! Toca o coração de cada um aqui, para que todos se convertam ao tEEEEEEU PODEEEER, SENHOR!...
E isso por mais um bom tempo. Alguns não aguentaram e começaram a rir. Eu nunca segurei tanto o riso, acho que me fez até mal. E quando terminamos, ela ainda veio na minha direção e fez a pergunta falta:
- Você é evangélica?
E eu, que não aprendi ainda, disse que não. Ela olhou séria, pegou na minha mão e continuou:
- Pois eu senti enquanto orava que Deus te tocou, minha irmã.
Sim, tocou e fez cócegas, porque eu me segurei pra não gargalhar e ser muito mal educada.
Mas voltando à primeira história... ministério do louvor, gente??? Odeio música de igreja, nunca gostei! Prefiro não ouvir música nenhuma. Odeio cantar, todo piano mal pra cacete e tenho tendinite (logo, duas músicas no piano = uma semana aleijada de um braço). Deus me livre de sair por aí de saia jeans e tamanco cantando "o anjo da vitória chegou..."!
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Filosofia para eternos iniciantes
"A sua biblioteca está bastante defasada. Por favor, tenha dó daqueles que passam o dia inteiro dentro de casa. E não venha com coleção 'Os Pensadores' de sebo, pois isso é coisa de amadores.
ps: a edição bilíngue de Spinoza é mais cara, mas eu não abro mão. Deixe de ser mão de vaca!"
Percebi o desprezo dele pelo meu namorado filósofo. Mas o cãozinho faz amizade até com nitzscheano se este lhe fizer carinho no peitinho e trouxer um bifinho.
Acontece que eu tenho a sensação de que Filosofia não é pra mim. Uma coisa que queria muito entender, mas tenho medo de tentar encarar e não ter capacidade. Há muitos anos, quando ainda tinha ICQ (nascidos nos anos 90 estão rindo de mim), um rapaz da minha lista disse um dia que tinha abandonado a religião e agora procurava respostas na Filosofia. "E o que você está lendo?", perguntei. "Ah... eu comecei anteontem 'O Mundo de Sofia'." Puta que pariu, né! Eu li O Mundo de Sofia na adolescência também, mas não digo isso pra todo mundo. Aliás, quem não leu nos anos 90? (nascidos nos anos 90 estão gargalhando de mim. E eu rio deles, que acham que NX Zero é rock). Eu fiquei com medo de me meter a entender filosofia e acabar macaqueando conhecimento feito esse babaca.
O problema é que com pet e namorado filósofos eu tendo a passar vergonha ou a ficar acanhada ao dar qualquer pitaco. Então decidi rever o que sei sobre Filosofia e avançar um pouco mais.
Primeiro aprendi a escrever Schopenhauer. Porque tem gente que diz que lê Schopenhauer mas assassina o nome do coitado, néam (mode venenosa on). Como diz uma amiga minha... imagine se lesse Burckhardt (mode venenosa off).
Mas depois que passar por esse estágio, é hora de aprender a escrever... NIETZSCHE. Caraca, essa é difícil. Até hoje eu uso o google. Sei que na segunda parte é só jogar todas as consoantes que quiser, mas elas precisam vir numa ordem: T-Z-S-C-H. Parece aquele som de quem limpa os dentes com a língua, ui. Eu até perdoo (sem acento, argh) quem lê e compreende NIETZSCHE e não consegue escrever NIETZSCHE (perceberam que tô treinando, né?). O chato é que há tanto trabalho na hora de escrever e pronunciamos um singelo "Niti". Pobreza... eu esperava pelo menos engasgar com um nome pomposo desses, como o Grande Ditador do Chaplin.
Mas eu conheço NIETZSCHE desde criança, sabiam? Porque venho de uma família religiosa, e nós aprendemos desde cedo que NIETZSCHE foi aquele amaldiçoado que disse que Deus estava morto. E - prestem atenção, crianças! - terminou seus dias louco e preso numa jaula!!! Um ensinamento bem no estilo:

Agora me deem (sem acento, argh) licença porque preciso procurar a tal edição bilíngue pra não levar mordida depois.
.
.
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Zen de academia
Ontem tomei meu café no refeitório e quando saí tinha alguns calégas de saltinho e calça social + terninho fazendo seus movimentos de tai chi ao som de algum cd de banca de jornal new age.
Aí eu fico pensando se alguém se encontra praticando tai chi, ioga, meditação e todas essas coisas estilo karma-cola. Olha, eu só vejo artista-é-o-caralho fazendo essas coisas na revista Caras e dizendo que sua vida mudou depois das práticas, que voltou da Índia apaziguado, que acende incenso e coloca musiquinha dos aborígenes tchambuli da Nova Guiné para conhecer a si mesmo. Essa gente tenta esvaziar a cabeça pra meditar... esvaziar o quê, se lá dentro só tem vento?
Nada contra ioga e tai chi. Eu adoro tai chi. Mas só isso não garante a paz de espírito de ninguém... no máximo um corpinho mais sarado e mais calminho. Ninguém vai descobrir o sentido do universo só assim. Ou alguém aí consegue imaginar Spinoza de pijaminha de seda e musiquinha chinesa nos campos holandeses?
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Não aguentei
Eu li:
"O próprio Alexandre, na hora de seu triunfo, foi conquistado pela alma do Oriente; casou-se (dentre várias damas) com a filha de Dario; adotou o diadema e o manto de gala persas; introduziu na Europa a idéia oriental do divino direito dos reis; e por fim assombrou uma Grécia cética ao anunciar, num magnífico estilo oriental, que ele era um deus. A Grécia caiu na gargalhada; e Alexandre bebeu até morrer."
A intelectual aqui devia pensar na implicação política para a história da Europa. Devia pensar em Hobbes, nos reis absolutistas, em filosofia grega x filosofia oriental, certo?
Errado. A moça só imaginou uma bichinha cambaleante no seu palácio, testa franzida, biquinho de bêbado, barrilzinho de cachaça barata numa mão e com a outra apontando debilmente para fora da sua janela: "Eu sou deus siiiiiiim, bando de filho da puuuuuuuuuuta!"
Alê, caiu no meu conceito, filho.
--
ps: antes que pergunte, esse não é um livro de filosofia, Lu. Eu sei que sou uma reles mortal e nunca lerei Witgenstein, porque não estudei 4 semestres de Lógica na faculdade de filosofia. Aliás, eu nunca saberei que porra é essa. E quem tem esses pensamentos ao ler um livro tão sério sobre o império macedônico não merece ascender ao Olimpo do conhecimento (também conhecido como o terceiro andar do prédio do meio).
.
Ainda catando milho...
terça-feira, 4 de agosto de 2009
Sem update
.
.
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Rapidinhas calégas
***
Caléga vem justificar seus atrasos diários de quase uma hora:

***
Eu chego na hora todo dia e faço todo o trabalho. Neguinho chega atrasado, me vê sem fazer nada (porque já fiz todo o trabalho... inclusive parte do trabalho dele) e reclama porque eu não faço nada. Die!
****
Chegou um requerimento aqui de um tal de Creuso. CREUSO!!!
***
Eu não chego cedo porque sou boa funcionária (praise me todos os povos da Terra). É porque acho uma falta de respeito com aqueles que chegam no horário.
***
O balanço orçamentário de Santos deve ter umas 1000 páginas. Pois tem cidade (Palestina... isso é nome de cidade? Onde fica isso, mudeuzo?) que tem relatório de... 5 páginas! O que é isso? A cidade tem um prefeito, um vereador e dois eleitores (as mulheres dos dois)?¹
***
Gente me enchendo o saco pra prestar o concurso pra Fiscal de Rendas porque tenho nível superior. Fiscal? Essa gente que vez ou outra se joga no vão da escada de 18 andares daqui porque recebe ameaça de Coca Cola e Cia.?² O salário é bom but no, thanks.
***
¹Palestina é só uma ilustração e não tem necessariamente um balanço orçamentário de 5 páginas (acho que ela tem 2 páginas, incluindo capa), tá gente? Falo porque essa gente é sensível, e daqui a pouco tem ofício do prefeito pedindo minha exoneração (seria o acontecimento do mês na prefeitura, não?). E se o prefeito chamar-se Creuzo, tô phodida!
.
²Gente, Coca Cola também é só pra ilustrar, tá? Não ameacem minha família! Eu não sei de nada! Corre, mãe!!!!
sábado, 1 de agosto de 2009
Dedico-te!
Tipo... a gente totally precisa aprender essa coreografia!