terça-feira, 15 de setembro de 2009

Desventuras públicas: inveja


Tá, isso está parecendo cardápio de igreja Universal. Só não incluo os problemas financeiros porque esses já são subentendidos: demora uma era pra funcionário público ter aumento. E quando tem, é o suficiente pra comprar um sorvete a mais no fim de semana. Não pode mais porque o governo nunca tem dinheiro sobrando (precisa pagar passagem de primeira classe pra governador, secretários e amantes) e porque a imprensa cai matando (imprensa reacionária não gosta de funcionário público porque eles "já ganham muito, são folgados e são muitos"... enfim, porque Governo não é empresa privada).
.
Mas se você, caro neófito, é jovem e não tem filhos... cuidado com o olho gordo! Quem tem mulher e filhos pra criar já gasta todo o seu salarinho com eles e no fim de semana vai comer Mc Donald's no shopping, e nas férias vai pra colônia de férias do sindicato. Já os solteiros... podem ter algum dinheiro sobrando, dependendo do salário. Pior os que ainda moram com os pais e não têm dívidas para assumir, tendo todo o salário à disposição.
.
Olha... eles não têm culpa de não terem se casado e tido filhos. Nem são malvados porque não querem doar o excedente do salário para a caridade. Esses calégas mais jovens, portanto, vão sair com os amigos nos fins de semana, comprarão roupas legais, aparelhinhos eletrônicos e nas férias viajarão pro Nordeste, pro litoral norte, pra serra gaúcha... pagarão a CVC em 10 vezes sem juros e nem ficarão no vermelho.
.
[Olha, meu salário é uma miséria. Mas eu pago algumas coisas lá em casa e tenho o resto pra mim. dá pra comprar ao menos uma peça nova de roupa por mês, um livro, produtinhos de beleza e dá pra comprar passagem em promoção pra passear nas férias.]
.
O que seus calégas pensarão de tanto esbanjamento? Eles vão odiar, porque não têm mais o que fazer. E muitas vezes até recebem mais e sobra mais pra eles, mas preferem gastar num celular que toca música, tem tv a cabo e dança macarena.
.
.
Conselho: disfarcem. Não contem destino de férias, e se voltarem bronzeados falem que estava o maior furdunço em Praia Grande e você assistiu o show do Revelação na areia.


Temos até trilha sonora pras férias calégas sem inveja!


Imprima colorido e diga que você está dentro do carro, na direção: férias comprovadas!


Porque eu acredito em olho gordo.
Exemplo:
1) Nabita leva a mala de viagem pro trabalho porque saindo dali irá para a casa da amiga com quem viajará no dia seguinte pra Vitória - ES.

Caléga olha pra mala e diz: "Eita, inveja, hein!"

Resultado: Nabita perde o avião porque o alarme do celular que toca todos os dias não quis tocar naquele sábado.


2) Caléga jovem e solteiro compra uma moto. Calégas mais velhos olham torto: "Tá sobrando, hein!"

Resultado: moto roubada alguns meses depois.


Ok, podem ser coinciências... mas a vida de todo mundo aqui afunda perto de algumas pessoas: mulher perde o marido, rapaz leva chifre da namorada, time de futebol começa a perder, o filho cai na maconha...

.

4 comentários:

Fernando Martins disse...

coloca um copo com pimenta vermelha e sal grosso embaixo da tua mesa!

entao, repondendo a tua pergunta... eu consegui sim... mas nunca vou esquecer a primeira vez q peguei um teleferico....

o problema nao foi nem sair.... o problema foi entrar. vergonha master³

annie disse...

engraçado que eu tenho uma amiga que passou num ótimo concurso ha um ano e ela diz exatamente a mesma coisa. ela é solteira e mora com os pais, entao tem todo o salario so pra ela ... mas nao pode contar no trabalho absolutamente NADA do que ela faz ou quer fazer ... vou mandar essa foto pra ela imprimir.

Anônimo disse...

"o filho cai na maconha..." foi foda, uaha

Sabe, não acredito em olho gordo não. Nem me preocupo com o que os outros vão pensar. Me enquadro no grupo das pessoas que moram com os pais e gastam o dinheiro que ganham com aquilo que querem, sem assumir dívidas nem compromissos. Claro, muita gente que rala por aí fica com inveja, fica puta da vida, tenta de todo jeito por defeito naquilo que vc compra e tudo mais, mas foda-se. Recalcados, são recalcados e nada mais.
Assuma-se, viage mesmo, compre o que vc quiser e o que o seu dinheiro permitir. Se nego ficar de olho grande em cima, azar o dele. Sinta-se feliz pela sua condiçao ;P

Jamile disse...

FH, se eu levar uma pimenteira alguma Alma Sebosa vai comer minhas pimentas antes que elas sequem!

Annie, então o problema não é só por aqui! Tenho certeza de que eu terei inveja dos meus calégas que já moram em Brasília com os pais e não terão que bancar aluguel como eu.

Maringá, eu nem acreditava muito em olho gordo. Mas depois dessas... olha, vou deixar a história de Vitória pro próximo post.