terça-feira, 22 de setembro de 2009

Ofchans wannabe

Algumas pessoas perguntaram nas comunidades do orkut de Oficiais de Chancelaria e até mesmo diretamente a mim sobre o concurso. Tem gente que já está pensando no próximo concurso, que deve sair daqui alguns anos (2011, talvez?). Afinal, tivemos concursos para oficiais de chancelaria em 2004 (organizado pela ESAF) , em 2006 (organizado pelo CESPE) e em fevereiro de 2009 (organizado pela FCC). E o MRE está precisando de muitos ofchans ainda.

O último concurso foi o maior, para 150 vagas. Mas eles deve chamar todos os que fizeram o Curso de Formação em Brasília em maio/junho (umas 290 pessoas) até o fim do prazo de validade do concurso.

O certo seria perguntar aos primeiros lugares como passar nesse concurso, e não a mim, que por enquanto estou em 207 (vai-e-vem de classificações: fui de 229 pra 238, depois voltei pra 219 e agora 207, entre recursos e desistências). Mas eu sou folgada e vou falar assim mesmo.

Pra começar, não adianta estudar todas as matérias do último concurso. Porque o próximo pode ter outra organizadora. Talves você passe o próximo ano estudando Contabilidade como louco e quando o edital sair eles pedirão... Raciocínio Lógico. Ou fazer como eu, que estudei Direito Constitucional por um ano e quase decorei a última prova para ofchan, e no fim não usei nada disso.

O melhor é estudar só o que é garantido cair. Ou seja: PORTUGUÊS e INGLÊS. Pode ter certeza de que nunca deixarão de pedir essas duas línguas (talvez daqui uns 30 anos peçam português e chinês, mas espero que ninguém aqui ainda esteja tentando nessa época). É chato ficar só nisso, eu sei. Mas são essas matérias que poderão garantir a sua aprovação. O resto deixe pra estudar quando o edital sair.

Em português, fique craque na interpretação de textos. Foi justamente a prova de português que quebrou as pernas de todo mundo no último concurso. A FCC fez o favor de colocar textos de alguns filósofos como Hannah Arendt, Ginsburg e sei-lá-mais-quem (acho que Adorno) para interpretação. Muita gente ficou umas duas horas só nessa matéria e não conseguiu fazer o resto.

Cada organizadora tem um estilo de questões, então eu recomendo comprar aqueles livros do tipo "Questões de Português (ou inglês) FCC (ou CESPE)". Mas SOMENTE DEPOIS QUE O EDITAL SAIR. Porque todo mundo pode estar esperando uma organizadora e vir outra, e seu investimento nesses livros será jogado fora.

[Aliás, se alguém quiser um livro de português, um de inglês e um de direito administrativo da FCC.... hehehe. Vendo baratinho, brimo]

Também recomendo a prática de redação nas duas línguas. Tivemos redações em inglês e português em todos os concursos, também. E não é só escrever bonito, hein! É entender a estrutura de uma redação. Às vezes ela nem precisa ser interessante... precisa ser bem estruturada, sem erros de português e dentro do limite de linhas (geralmente entre 20 e 30 linhas). Corra atrás de manuais de redação e peça para um amigo bom nisso corrigir pra você sempre.

Para ter um bom vocabulário em inglês, nada de seriados da Sony. Vá ler Newsweek e The Economist, que estão aí de graça pra gente na net. Faça uma lista de vocabulários específicos para determinados assuntos (por exemplo: aquecimento global, eleições, terrorismo...). Guarde palavras mais difíceis para impressionar os corretores. E revise sempre livros de exercícios do tipo Advanced Grammar in Use para não errar na construção das frases. Também há livros que ajudam a construir textos em inglês. Mas para os candidatos mais humildes como eu recomendo o Manual de Inglês da FUNAG, disponível para download aqui. Não adianta só ler muito em inglês. Escreva sempre, nem que sejam opiniões sobre o assunto que acabou de ler. Na hora de escrever é que verá justamente o que precisa fixar melhor, as suas dúvidas reais...

Quer fazer exercícios sem comprar livros? Sijogue no 4shared, amiga! Vai achar exercícios de todas as bancas que quiser.

Aqui há bastante trabalha para os próximos meses. Depois falarei dos pré-calégas concurseiros, que podem ser uma mão na roda ou um encosto.

.

6 comentários:

Fernando Martins disse...

Prestação de serviços à comunidade!!!

Futuramente... noix no mérre.

annie disse...

ameeeei o post. me enquadro na categoria né !!

olha só, o que fiz foi fazer um levantamento item por item dos ultimos 4 editais e ver quais os assuntos cairam em comum em todos eles. entao comecei a estudar esses itens tambem.

por exemplo, de administraçao publica o basico como 'principios da administracao publica' e 'atos administrativos' caem em todos os concursos pra ofchan desde 2004. e aí ja estou estudando esses tópicos em comum, acho que vale tambem né ?? ja vou me adiantando nisso ... pra quando chegar o edital eu estudar so o que faltou mesmo ... sei lá, vamos ver no que da.

mas nem me fale, portugues e ingles é o negocio mesmo ... isso preciso estudar muito ... e é justamente o que mais tenho preguiça.

mas valeu pelas dicas !!! adorei !!

beijoooos.

Jamile disse...

FH, quero todo mundo no Merré! Falam mal dos diplôs, mas os ofchans são gente boa pra caramba!

Annie, acho que vale dar uma olhada em Dir. Administrativo, sim. Só não quis colocar aqui porque no último não teve Dir. Constitucional, por exemplo (e teve nos outros). Contabilidade e Raciocínio Lógico variam também, mas o que fez diferença em todos os concursos foram mesmo as redações bem feitas.

Quando achar algum livro legal para o concurso indicarei aqui, ok?

beijos e bons estudos!

Fernando Martins disse...

Vou ler este livro que vc falou no meu blog... mas tenho a mesma impressão.

Marcela disse...

Ai, eu também caí do cavalo estudando Direito Constitucional! ¬¬'

Concordo que Inglês e Português - objetivas e redação - são decisivos. Pra mim, o que me ajudou muuito foi esse guia da FUNAG!! Basicamente só dependi dele pra me preparar pra redação.

Mas acho que Direito Administrativo básico (8112, 8666, atos, adm. direta e indireta, blabla...) é elementar assim como Inglês e Português. Não tem como não cair...

Antes do edital, eu dedicaria 60% do tempo nos idiomas, uns 30% em D.A. e 10% no resto que tem caído.

Jamile disse...

Marcela, você e a Annie têm razão. Vou escrever mais sobre isso e incluir DA. É que Lei 8666 ninguém merece... não é à toa que termina com esses três dígitos. Vade retro!