quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ofchan wannabe: motivação

Só quem estuda para concursos sabe como é difícil manter o ritmo dos estudos. No começo estamos no maior pique, compramos todo o material que as nossas posses permitem e quando temos tudo preparado, desistimos na primeira página de Contabilidade ou Direito Administrativo. É preciso preparo não apenas para estudar bagarai, mas pra estudar bagarai e manter isso por um longo tempo.
.
Então você quer ser concurseiro. A primeira coisa a fazer é correr pra banca e comprar uma apostila SouLixão, certo? Errado! O caminho é mais longo, caléga...
.
Às vezes o problema nem está na sua força de vontade, mas na forma como você estuda. O que funciona para alguns pode não funcionar para outros. Tem gente que estuda só lendo, outros fichando, outros fazendo muitos exercícios. O tempo e ritmo intensivo de estudos dirão qual é o seu estilo de estudos. Depois que você descobrir como assimila melhor a matéria, será só uma questão de organização. Então, a primeira dica para manter a motivação é: Descubra qual é a melhor forma para você estudar.
.
Depois faça uma pesquisa com o material que irá usar, e vá atrás daquilo que combina com o seu estilo de estudo. É por isso que eu gosto de fazer muita pesquisa pela net e pegar material por aqui mesmo. Assim dá pra experimentar várias coisas sem colocar a mão no meu bolso. Gostei muito do material do Ponto dos Concursos. Se procurar bem tem coisas deles no 4shared amigo, mas algumas desatualizadas. Se estiver estudando sozinho ou em algum lugar que não tem cursinho, acho que vale o investimento.
.
No último concurso de ofchan gastei 100 realezas na apostila da Vestcon e quase chorei de tanto ódio no meu coração ao perceber que aquilo era uma porcaria, ao menos pra mim. A apostila está novinha, mas parece que teve gente que estudou por ela e gostou. Comprei livros com questões de prova da FCC comentadas e amei. Gastei mais, mas foram realezas bem investidas. Não gosto de apostilas, dessas que vendem no centro da cidade (Solução, Opção, etc.). Acho precárias, mal feitas, mal explicadas.
.
Use o Youtube para assistir algumas aulas de cursinhos online. Há muita coisa sobre Direito Administrativo que eu só entendi assistindo. Não tenho vídeos para recomendar, então o negócio é fuçar mesmo. Recomendo procurar algo sobre a Lei 8.666, que é um troço chato pra cacete pra ler. Na boa, não é à toa que termina com esses três dígitos. Parece coisa do Satangos e cheira a enxofre. Depois da segunda página se sentirá desanimado, depressivo, pobre de espírito e em casos extremos com o coração cheio de ira. Mas eu sou team Jaspion.
.
Tem gente que ainda prefere fazer cursinho. Acho válido, mas não lembre-se de que ele não o fará passar por si só. É uma ajuda, um atalho. Vá lá para pegar dicas, tirar dúvidas com o professor e usar o material, mas tem que estudar sozinho também. Portanto, resumindo a segunda dica: Atenção ao material!
.
Quando souber como otimizar os seus estudos, vai economizar muito o seu tempo. E quando começar a ficar cansado, dê uma pausa, vá tomar um sorvetinho ou checar seus scraps no orkut por uma meia horinha e volte. Não adianta ficar duas horas em cima dos livros se você não consegue se concentrar. É tempo perdido.
.
[Uma dica que me valeu muito: em vez de determinar que passará das 20:00 às 22:00 hrs estudando, estude o que puder e conte o tempo. Se começou às 20:15 e parou às 21:00 pra ir ao banheiro, anote. Se voltar às 21:10 (sabe-se lá quanto tempo demora no banheiro, ou se deu um pulo à geladeira), anote e depois a hora em que fizer nova pausa. Depois contabilize o tempo realmente usado nos estudos. Se tiver que interromper e não conseguir completar as duas horas, compense no dia seguinte nas horas vagas, até mesmo nos intervalos do trabalho. Assim terá noção real do tempo em que estuda e pode ser mais flexível com o seu tempo]
Resumindo a terceira dica: Não estude direto até a exaustão.
.
E a última dica de hoje é nunca perder o foco. Quando estiver desanimado e pensar se aquilo tudo realmente vale a pena, relembre os motivos que o fizeram entrar nessa vida concurseira. Melhor: anote tudo e coloque num lugar de destaque. Se puder ilustrar com fotos, melhor ainda. Podem ser os motivos mais bobos, como:
.
1) comprar um carro legal (#paulista concurseiro);
.
2) ir pra cidade onde mora o seu namorado ou namorada;
.
3) sair do emprego atual e mandar seu chefe à merda;
.
4) morar na Tailândia e receber um salário por isso;
.
5) dividir pizza fria com o Zelaya na embaixada em Tegucigalpa pra contar o bapho pros netos depois.
.
Enfim, os motivos são muito pessoais, mas a gente esquece fácil quando está tentando entender Contabilidade. E quando você desistir terá jogado fora todas aquelas horas que perdeu estudando e o dinheiro gasto... por desânimo bobo.
.
Por fim, acho que os livros do William Douglas valem a pena, embora eu nunca tenha lido (parece livro de auto-ajuda, eu sei... se tiver vergonha compre pela net que ninguém te vê). Eu li resumos desses livros que me ajudaram a organizar os estudos. Essas dicas me serviram de atalho, e jamais teria pensado neles sozinha (ou demoraria anos para me tocar de coisas óbvias).
.
Bons estudos!

5 comentários:

Fernando Martins disse...

concordo em genero, numero e grau.

motivação
determinação
foco

3 palavras que não podem andar separadas para que vc consiga qualquer objetivo.

bj


PS: o que sao cadernos de viagem?

annie disse...

obrigada de novo !!! adorei as dicas !!

entao, uma outra dica humilde da minha parte (porque nunca fiz concurso e portanto nunca passei em nenhum tambem) ... mas pra quem quiser tentar ... eu nunca tive contato com nada de direito administrativo, entao é dificil eu entender sozinha ... tem um site que chama 'euvoupassar' que disponibiliza aulas online ... nao tem aqueeeela estrutura como os cursinhos online da vestcon por exemplo, mas é muito mais barato e os professores sao bons (pelo menos os que eu vi tem valido a pena) ... voce paga 1 real a aula de 15 minutos, e pode baixar pro seu computador e assistir quantas vezes quiser ... as aulas do Prof. Alexandre Americo, por exemplo, sao otimas pra te dar uma noçao da coisa (depois voce pega outros materiais e aprofunda o assunto) ...

enfim, fica a dica pra quem quiser tentar ... pra mim tem sido otimo MESMO !!!

tambem baixei muita coisa no 4shared !! voce acha de tudo la ...

e tem um outro site tambem 'questoesdeconcursos', onde voce digita o assunto e ele te da algumas questoes referentes ... tambem achei legal, mas nao tao completo ...

enfim ...

valeu pelas dicas !!!! espero um dia estar nesse meio tambem !!! sonhooo !! :)

beijo de taipei.

annie disse...

" nao é a toa que a lei 8.666 termina com esses 3 digitos " foi ótimaaa, ahaha !!

Fernando Martins disse...

sinceramente nao sabia sobre os cadernos de viagem.... mto legal a ideia, como recordação mesmo.
Bem, eu faço todo planejamento antes, vejo tudo, faço esquemas, etc... durante a viagem escrevo num caderno simples as anotacoes do dia, gastos, impressões...

Sabine disse...

Que livro era esse de questões comentadas, e você se lembra onde comprou? Obrigada pelas dicas :)