segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Os pré-calégas

Quando decidimos fazer um concurso, é importante conhecer outras pessoas interessadas no mesmo. Não para descobrir seus endereços e eliminar os concorrentes um por um... mas para que um possa ajudar o outro. Se engana quem pensa que não se deve passar informações relevantes e dicas. O que ganhamos em troca vale muito mais, e não é simplesmente mais um monte de amiguinhos.

Então corra para o Orkut ou para fóruns que discutem concursos, como o do PCI Concursos ou o do CorreioWeb. Você encontrará pessoas na mesma situação que você e com as quais poderá afogar suas mágoas de concurseiro, receberá um monte de dicas de materiais e eventualmente se irritará com uma ou outra alma sebosa (#Lu) dizendo que “esse concurso é faaaake, geeente”.

Depois de conhecer pessoas legais, mantenha o contato: troque e-mail, MSN, Orkut, Facebook. E um pouco antes do concurso, fique só com essas pessoas e abandone os fóruns: começam a pipocar neles os desesperados (“Não agüento mais estudar Contabilidade, meu Deeeus!”), os paraquedistas (“Gente, alguém pode me dizer o quê vai cair?”), os pessimistas (“esse concurso é pra arrecadar dinheiro, nem vale a pena fazer a prova”), os super-homens (“acertei 98% dos últimos simulados... quem fizer menos do que isso já está fora”) e outros tantos espíritos sem luz.

Vou dar o exemplo do último concurso para ofchan: muita gente se conheceu no fórum do CorreioWeb, e alguns ofchans deram várias dicas sobre a carreira que encheram nossos olhos.

Então alguns candidatos mantiveram contato através de um grupo do Yahoo, onde arquivávamos materiais de apoio, dicas de motivação e discutíamos a matéria. Outro grupo específico para corrigir redações foi criado, mas não foi muito longe porque todo mundo ficava com vergonha de postar suas tentativas.

Os encostos começaram a aparecer nos fóruns e foi criado um “fórum secreto” não tão secreto assim para aqueles que teriam suas redações corrigidas. Depois sobraram os 300 que iriam para o Curso de Formação, que passaram a participar mais do fórum. Até aí, todo mundo já era “amigo de infância” e passava o dia inteiro escrevendo para distrair um pouco a ansiedade.

Conheci muita gente, arranjei roomates para dividir o hotel em Brasília e até carona. Marcamos num restaurante para que todos se conhecessem pessoalmente e essas 50 ou 60 pessoas se deram muito bem. Saímos quase todos os dias do CF e fizemos uma farra danada. E a amizade continua entre aqueles que já estão em Brasília e os que ainda vão aportar por lá. E um ajuda o outro, o que é importantíssimo depois da posse. A fraternidade caléga é pra vida toda, gente!

Não posso deixar de citar os amigos que fiz que não passaram no concurso, e são muitos. Quero ver todos no MRE daqui uns anos, hein!
---

PS: Sábado encontrei minha vizinha de classificação de concurso na Paulista. É batata... sempre que vou lá encontro um conhecido. São Paulo é uma roça!
.

6 comentários:

celsotavora disse...

Que texto legal! Obrigado! Vc deveria postar isso no fórum!

Bj, Celso.

Jamile disse...

Esqueci de falar da ajuda coletiva nos recursos, Celso!
Beijos e boa sorte em Brasília!

annie disse...

legal mesmo ! :)

*tambem achei legal a ideia de postar nos foruns, pois parece que depois dos concursos o pessoal some e eles ficam sem uma desfecho ... acho que vale !

Unknown disse...

Hehehe!!! Obrigada pelas palavras legais, querida!!! Adorei te conhecer também!! Vc e a Sil foram as melhores roomates que eu poderia ter!!!
Mil beijos, com saudades, e te esperando no Merré!!!

Jamile disse...

Annie, as pessoas desaparecem dos fóruns porque já mantém o contato por outros meios com aqueles que valem a pena, hehe.

LuCtba, você e a Sil é que foram as melhores roomates! Logo estou aportando aí e a gente continua com as orgias gastronômicas!

Jamile disse...

... (e alcoólicas, por que não? rs)