terça-feira, 14 de julho de 2009

Volta, Pedrinho!

Por um acaso tenho sérias dificuldades com a História do Brasil do fim do século XIX e início do século XX.

República Velha é um saco. Começa a aparecer um monte de presidentes (milico, civil, milico que gosta de civis, civil que gosta de milicos, milico da marinha, paulista de chamego com mineiro, gaúcho flertando com nordestino) que durou pouco. Tanto nome me confunde, poxa! Surgiu também uma porrada de visões políticas sobre a república (positivista, anti-positivista, mais ou menos positivista, what-the-fuck is positivismo) e crises bem mais complexas do que as anteriores. Sem falar nas revoltas... todo mundo resolveu liberar os demônios.

Tão fácil um século inteirinho com um ou dois imperadores que - olhem só! - tinham o mesmo nome, sendo um o pai e o outro o filho! Sou monarquista: pela facilidade na hora dos estudos!


Ciclo do café é um saco. Os professores de história paulistanos têm um prazer quase xenófobo em destacar bem esse período. Uma das minhas calégas de sotaque da Moóca deve ter tido um professor bem eficiente: tudo o que é lindo pra ela é "do tempo dos barões do café". Sem falar que a história oficial paulistana simplesmente decidiu que o passado glorioso de São Paulo pulou dos heróicos bandeirantes à prosperidade do café. Prefiro a vila pobre do século XIX cheia de estudantes malucos e marquesa comendo formiga torrada.


Imigrantes italianos são um saco. Eu até tolerava, até a novela Terra Nostra durar um ano. Aí todo mundo passou a se achar o máximo porque tem avô italiano. Eu não tenho nenhum avô italiano, podem me chamar de invejosa, não dou a mínima. Quando chego na parte dos imigrantes num livro de história, eu juro que pulo. Caraca, tive aula de imigração no Brasil por umas três ou quatro novelas insuportáveis. Sei que tivemos anarquistas entre os operários italianos de São Paulo e tivemos uma big greve em 1917 porque o Mateo foi preso, acusado de anarquismo!


Benedito Rui Barbosa, você ferrou com os meus estudos! Die!!!

.

.

Nenhum comentário: